A SDR é a grande incentivadora do cooperativismo na Bahia!
O Governo do Estado tem sido o grande indutor do cooperativismo na Bahia. Dentre as inúmeras cooperativas beneficiadas, temos a Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), com sede em Ribeira do Pombal.
A SDR tem dado apoio substancial aos cooperados, com investimentos em assistência técnica, capital de giro a juros baixos e prazo longo, aquisição de maquinários, infraestrutura, abertura de novos mercados, entre outros; os recursos disponibilizados já atingiram o patamar de R$ 2,3 milhões.
Nesta reunião, os dirigentes da Coopercaju solicitaram o apoio na melhoria dos projetos de irrigação de água para abastecimento dos agricultores familiares do assentamento Barrocão, em Ribeira do Amparo, e do assentamento Terra Prometida, em Nova Soure, e garantir a comercialização desses produtos pela cooperativa.
A Cooperacaju tem sido uma parceria importante nesse trabalho de difusão das novas tecnologias de plantio irrigado, consorciado com diversas culturas. E nós estamos dispostos a apoiar esta ação. Pois é isso que vai dar possibilidade aos cooperados de ter uma cultura de ciclo longo, como o caju e de ciclos mais curtos, como feijão, mandioca e amendoim, por exemplo. Vamos viabilizar um projeto bem concebido, onde vamos atingir aquilo que sempre desejamos, que é uma produção mais tecnificada e esse projeto vai possibilitar ver isso de perto.
O cooperativismo baiano age desde as bases produtivas com os agricultores familiares, até ter os seus produtos disponíveis nas gondolas de supermercados no interior e na capital, proporcionando mais geração de emprego e renda no campo e na cidade.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário