É preciso barrar mais este absurdo de Bolsonaro!
A extrema direita neofascista chegou ao poder em países como o Brasil e EUA devido a explícita manipulação da verdade, com discursos de ódio direcionados a determinados públicos. As plataformas digitais tem o poder de direcionar uma mensagem de maneira praticamente teleguiada às pessoas que desejam manipular.
Exemplo prático: nas eleições de 2018, o cidadão é eleitor petista, mas é conservador em costumes, recebeu fake news por WhatsApp ou em redes sociais de que o PT defende o “kit gay” com conteúdo que sexualiza crianças de até 5 anos. Para este eleitor, nada é mais importante do que a preservação da família, logo, mudou o seu voto para o Jair Mentira. Como o desgoverno é todo montado na base da mentira, ele se alimenta desta fonte pra se manter no poder. Basta exemplificarmos a defesa insana de Bolsonaro a respeito da Cloroquina e a negação da vacina; diariamente, precisamos combater uma enxurrada de fake news e mesmo assim a manipulação dos fatos atinge milhões de pessoas.
Contudo, este gabinete do ódio que recebe investimentos milionários, inclusive verba pública, está sendo desmontado em duas frentes. Primeiro, as próprias plataformas digitais têm identificado as fake news e eliminado a mensagem lesiva, o que limita drasticamente o poder de comunicação fascista. O segundo movimento ataca diretamente a rentabilidade dos propagadores de mentira e ódio e começou nos EUA pelo Sleeping Giants, que também começou agir no Brasil. Estes grupos identificam os donos de sites e redes socais que trabalham para o gabinete do ódio e mapeiam as empresas que fazem publicidade nestes veículos, o Sleeping Giants expõe os patrocinadores e demonstram que eles contribuem com a propagação de mentira e ódio! Olavo de Carvalho e seus “discípulos” sentiram o peso da verdade e viram as verbas publicitárias minguarem!
Sem a mentira e o discurso de ódio, governos neofascistas começam a ruir, caso de Trump e agora Bolsonaro. Portanto, o genocida prepara decreto para limitar a exclusão de conteúdos das redes sociais e controlar os vetos das empresas como Youtube, Twitter, Facebook e Instagram. De maneira ilegal, Bolsonaro quer que a justiça determine que tipo de conteúdo pode ser apagado, como se a justiça brasileira não tivesse mais o que fazer do que analisar cada mentira e discurso de ódio propagado pelas milícias digitais Bolsonarista.
Precisamos barrar mais este absurdo de Bolsonaro! Somente um presidente que age à margem da lei tenta tutelar as redes sociais. Bolsonaro como sempre confunde liberdade com libertinagem. O Brasil precisa sim fortalecer a legislação para combater criminosos que agem nas redes sociais e colocam a democracia em risco, pior, como vemos na pandemia, são responsáveis diretos por fortalecer o negacionismo e contribuir com a morte de milhares de pessoas inocentes. Vamos derrotar este desgoverno da mentira e do ódio, nenhuma praga é para sempre.
A verdade vencerá!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário