A verdadeira República se constrói com a participação popular
A Proclamação da República, muito embora tenha encerrado o período monárquico no Brasil, não traz nada de glorioso em seu bojo. Foi um movimento de cima para baixo, realizado para que as elites nacionais se perpetuassem no poder por meio de um golpe civil-militar. Derrubaram a monarquia com o intuito de preservar e aumentar seus privilégios, que de republicanos nada tinham. O povo foi sumariamente excluído.
Se, há pouco mais de dois séculos, tivemos a participação popular na Bahia para expulsar os portugueses e decretar a independência do país sob o jugo do império português, na Proclamação da República, a monarquia já estava tão desgastada e enfraquecida que coube somente às elites encerrar o período monárquico. Mais uma vez, o povo foi traído, pois a República, que já nascia velha, mantinha e aprofundava a exclusão das massas nos processos políticos e na distribuição de riquezas no país.
Entender como realmente se deu a Proclamação da República, contestar a versão oficial daqueles que traíram o povo e provocaram consequências nefastas que perduram até hoje, ajuda a compreender o Brasil e sua abissal concentração de poder e riquezas nas mãos de uma ínfima minoria. Não podemos negar os fatos sob o argumento de um patriotismo sem pátria. Muito pelo contrário, devemos sustentar que séculos de exclusão da maioria dos brasileiros do processo republicano repercutiram em um país assolado pela chaga de golpes ao longo da história, além de suas terríveis consequências. Isso sim é ser patriota!
O 15 de novembro traz à tona a necessidade de corrigirmos os erros do passado. Devemos estar cientes de que os descendentes dessa mesma elite “republicana” insistem em aprisionar o Brasil no modo colonial, apenas com novas tinturas. Isso nos empodera e encoraja a defender com afinco o governo do presidente Lula, que, este sim, foi levado ao poder central pela maioria do povo e pelo qual verdadeiramente lutamos, entendendo que este é o caminho para tornar o Brasil um país soberano e que tem como prioridade dar a tão esperada dignidade ao nosso povo, negada por séculos.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário