A voz da ciência fala!
Eu conheci Miguel Nicolelis numa reunião da bancada do PT na Câmara Federal. Esteve lá para apresentar sua escola de ciências construída por ele em um bairro periférico de Natal. Todos nós deputados ficamos muito impressionados com a ação desenvolvida. Eu me emocionei bastante com a explicação dele sobre a mudança que foi desenvolvida nos adolescentes daquele bairro pobre.
Nicolelis voltou para o Brasil decidido a ensinar e fazer ciência em uma das áreas mais pobres do Nordeste, no livro Made in Macaíba – a história da criação de uma utopia científica-social no ex-império dos Tapuias é uma lição de vida e de empreendedorismo de quem continua acreditando no Brasil.
O Brasil tem dois caminhos a seguir: o da Ciência guiada por autoridades científicas iguais a Nicolelis, que defende o isolamento social, a vacina e o protagonismo dos Estados neste momento dramático ou seguir o genocida que continua dando mau exemplo, aglomerando, soltando Fake News a respeito das máscaras, proibindo o auxílio emergencial, além de carregar um saldo negativo de mais de 250 mil mortes. Sendo o pior presidente do mundo no combate à pandemia.
Segundo Nicolelis, se o Brasil não tomar decisões radicais, aprofundaremos o drama. O cientista defende: “Tem saída, mas tem que mudar tudo. Ainda dá tempo de reverter. Estou propondo a criação de uma comissão de salvação nacional, sem Ministério da Saúde, organizada pelos governadores para resolver a logística. É uma guerra, quando vamos bater de frente com o inimigo de verdade? O Brasil é o maior laboratório a céu aberto para ver o que acontece com o vírus correndo solto. Em segundo lugar, um lockdown imediato nacional de 21 dias, com barreiras sanitárias nas estradas, aeroportos fechados. E depois ampliar a cobertura, usando múltiplas vacinas. Não dá para ficar discutindo, assina o contrato e vai em frente, deixa para depois, estamos falando da vida de 1.500 pessoas por dia, são 5 boeings caindo. Vacinação, vacinação, vacinação, testagem e isolamento social. Não tem jeitinho numa guerra. Estamos diante de um prejuízo épico, incalculável, bíblico”.
Por falar em protagonismo dos Estados brasileiros, se um presidente não serve para salvar o seu povo no momento mais catastrófico da nossa história, para que serve um governo deste? Apenas pra vender as nossas estatais e utilizar o Estado ao seu bel prazer? É chegado o momento de governadores, prefeitos, deputados, senadores, STF e demais poderes da sociedade civil se unirem e afastar Bolsonaro em definitivo. Precisaremos atingir 1 milhão de mortos para que o genocida seja afastado?
Imaginem se durante a Segunda Guerra Mundial os líderes dos aliados estivessem sabotando suas nações e apoiando Hitler. É o que o Capitão Corona está fazendo com o Brasil no enfrentamento da pandemia! Não dá mais. É #ForaBolsonaro ou barbárie.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário