Abaixo o racismo!
É revoltante finalizarmos o ano com mais um caso de racismo explícito em um dos maiores shoppings da Bahia e envolvendo a Zara, reincidente em casos de racismo contra pessoas negras.
É preciso extirpar esta raiz escravocrata que se perpetua desde o Brasil Colônia. Salvador é a cidade mais negra do mundo fora do continente Africano. Aliás, não seríamos a potência cultural, histórica, artística, religiosa, gastronômica, e arquitetônica se não fosse a contribuição africana e de seus descendentes em nossa cidade. Tais patrimônios devem ser preservados com o mesmo afinco que necessitamos em eliminar o racismo que mata, humilha e desumaniza as relações humanas.
Infelizmente, o caso de Luís Fernandes Júnior, natural de Guiné-Bissau, residente na Bahia há 7 anos, não é isolado, são práticas diárias que comprovam a necessidade de uma verdadeira abolição. Acesse o link e confira a matéria https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/12/30/acusado-de-furto-na-zara-homem-e-retirado-de-banheiro-por-seguranca-para-devolver-mochila-que-comprou-humilhado-por-ser-negro.ghtml
É ou não é racismo injustificável?’
Fica aqui a nossa indignação, denúncia e cobrança para que a justiça seja feita e o Shopping da Bahia, Zara e os envolvidos neste escândalo de racismo sejam responsabilizados por atitude tão infame. Seguimos na luta antirracista e anticolonialista até quebrarmos o último grilhão opressor!
#AbaixooRacismo
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário