AÇÕES DO GOVERNO PARA MULHERES
No dia 8 de março, celebraremos o Dia Internacional da Mulher e o Governo Lula está se preparando para lançar uma série de medidas nesta data simbólica, com o objetivo de fomentar políticas que vão desde o combate ao feminicídio até a promoção da economia criativa, bem como a criação do Dia Nacional Marielle Franco contra a violência política.
Pela primeira vez, o Governo Federal tem 11 mulheres ministras e presidentas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, alem de diversos outros cargos estratégicos. Isso é prova do quanto Lula busca a equidade entre gêneros e a transformação da sociedade brasileira, marcada pela mentalidade patriarcal.
O presidente credita o apoio e a luta das mulheres como o principal fator da sua vitória nas eleições. Nada mais justo do que atender a este desejo de mudança estrutural defendido pelas cidadãs. O Dia da Mulher precisa ter este significado transformador e ações concretas para avançarmos rumo à igualdade de oportunidades e direitos no Brasil.
Conheça as principais propostas a serem lançadas no 8 de Março, capitaneado pelo Ministério das Mulheres, dirigido por Cida Gonçalves, em parceria com os demais ministérios:
– Produtos em condições especiais no Banco do Brasil, como linha de crédito com taxa menor para agricultoras familiares ou empreendedoras.
– Programa Empreendedoras Tec para empresas e projetos tecnológicos liderados por mulheres.
– Dia Nacional Marielle Franco contra a violência política.
– Colocar como critério de desempate em licitações do Governo Federal a equidade de trabalhadores homens e mulheres.
– Encontro Nacional das Mulheres das Águas e lançamento do prêmio Mulheres das Águas.
– Lançamento do Programa Dignidade Menstrual para pessoas em situação de vulnerabilidade.
– Edital de R$ 4 milhões para projetos municipais com foco na prevenção à violência e à criminalidade, com foco em mulheres.
– Edital de 1,5 milhão para financiar projetos para fomentar ações de geração de trabalho, renda e participação social para mulheres em situação de vulnerabilidade.
– Doação de 270 viaturas para as Patrulhas Maria da Penha.
– Reforço das estruturas das delegacias de atendimento à mulher.
– Construção de Casas da Mulher Brasileira em capitais e no interior do país.
– Desenvolvimento de encontros, eventos, debates e balanços no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública com foco em gênero.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário