Adalvo Dourado presente!
Adalvo nos deixou nesta madrugada. Tive a honra de conhecê-lo na Grota da Gia, sua comunidade rural no município de Antônio Gonçalves, onde construiu sua vida com simplicidade, trabalho e profundo amor pela terra.
Com a sua partida, a agricultura familiar perde um de seus grandes entusiastas — um homem que acreditava na força do pequeno produtor, na dignidade do trabalho no campo e na importância da comunidade como espaço de solidariedade e resistência.
Ronaldo me contou que, na última vez em que esteve com ele, bastou ouvir sua voz para que Adalvo logo o reconhecesse. Mesmo fragilizado, autorizou que fosse ao seu quarto para uma boa prosa, como sempre gostou: conversando, compartilhando histórias e afetos.
Adalvo teve o seu reconhecimento em vida! Nascido no município de João Dourado, ele foi condecorado com o título de Cidadão Honorário de Antônio Gonçalves, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município, especialmente no fortalecimento da agricultura familiar, na liderança comunitária e no incentivo à agricultura orgânica. Este reconhecimento e exemplo, aponta o caminho para que novas lideranças honrem e sigam o seu legado.
Aos familiares e amigos, apresento minhas mais sinceras condolências, com o desejo de que encontrem conforto nas lembranças e no legado de humanidade que Adalvo deixa entre nós.
Adalvo presente!
Josias Gomes
#luto