
Agenda do clima!
A Organização das Nações Unidas (ONU) está com uma agenda internacional a respeito do clima no mundo.
Este é um tema global que deve ser abraçado e debatido por países, estados, sociedade civil e atores sociais.
É matéria de ordem imprimir políticas públicas sustentáveis.
Na Bahia, não medimos esforços em investir recursos de apoio a projetos sustentáveis.
No último dia 23, recebemos em Salvador o Climate Week, evento idealizado pela ONU que é uma preparação da COP 25 (Conferência sobre Mudanças Climáticas), que acontecerá no Chile, no mês de dezembro.
Como não poderia ser diferente, a SDR – por meio da Bahia Produtiva – apoiou a participação de 4 cooperativas no Climate Week: a Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste (Cooperacaju), de Ribeira do Pombal; a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), de Ibicaraí; a Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), de Capim Grosso; e a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga, de Juazeiro.
Para vencermos os desafios climáticos devemos começar pela forma que produzimos e lidamos com os nossos produtos e serviços. A Agricultura Familiar é o motor desta mentalidade sócio sustentável.
Apoiados por uma estrutura multidisciplinar, os agricultores familiares e cooperativas têm conseguido se posicionar e se diferenciar de forma inovadora a esse compromisso social.
Os impactos positivos gerados pela sustentabilidade aplicada em todos os processos das cadeias produtivas reforçam o conceito de alimento saudável e o engajamento na correta lógica de mundo saudável. Em grande medida somos o que comemos.
O reconhecimento é constante. Neste último evento tivemos representantes de 26 países para debater a crise climática no planeta. Estes líderes mundiais estão atentos aos produtores que atuam de acordo com o modelo sustentável e contribuem para um mundo melhor em todos os aspectos.
Dentre as ilustres presenças, tivemos a consultora de agricultura do Canadá, Hannah Simmons, que conheceu de perto os produtos das cooperativas da Bahia e se encantou: “Amei os produtos como caju, cacau e mel. Cada vez que eu tenho oportunidade de apoiar e comprar os produtos, eu faço, porque eu adoro valorizar este tipo de produção da agricultura familiar e a gente tem que andar junto nesse caminho pra mudar a agricultura”.
A afirmação de Hannah Simmons é mais do que uma tendência, é uma realidade mundial.
Grandes mercados consumidores exigem produtos e serviços que mantenham compromissos com a sustentabilidade, que respeitem e cuidem da biodiversidade.
No mercado interno, o consumidor final é cada vez mais ligado a empresas e marcas que tenham compromisso social.
Seguiremos com o apoio incondicional à Agricultura Familiar da Bahia.
Queremos ser referência mundial de qualidade e sustentabilidade.
Vamos construir juntos?
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário