Agricultura familiar se firma como exemplo de sustentabilidade ambiental no Brasil!
O mundo que queremos viver e deixar para as futuras gerações precisam de ações práticas já. O Governo do Estado por meio do projeto Bahia Produtiva e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) uniram forças pra contribuir com a preservação do meio ambiente.
Iniciamos o projeto-piloto no Semiárido baiano pra avaliarmos a emissão de gases de efeito estufa. A GEE, tecnologia desenvolvida pela FAO Ex-ACT (Ex-Ante Carbon-balance Tool), possui um sistema de avaliação que fornece estimativas do impacto dessas ações sobre o balanço de carbono. O objetivo é avaliar o efeito dos investimentos no ambiente e aplicar um plano de recuperação para entender como o manejo sustentável pode preservar os bens naturais. É a agricultura familiar se firmando como exemplo de sustentabilidade e comprometimento ambiental no Brasil.
Nesta etapa do projeto serão executadas ações de inclusão produtiva de sistemas integrados sustentáveis, como sistemas agroflorestais, sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), viveiros e outras tecnologias sociais. Esta iniciativa beneficia diretamente 255 famílias; a ferramenta para estimar cenários de emissões de GEE está sendo aplicada na Associação de Quilombolas do Juazeiro dos Capotes, em Jeremoabo, na Associação dos Pequenos Produtores da Capoeira, em Cansanção, Fundação APAEB, em Valente, e na Cooperativa Ser do Sertão, em Pintadas.
O projeto conta com investimentos da ordem de R$ 1.8 milhão.
#BahiaMeuOrgulho
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário