A Bahia é a terra da agricultura familiar!
Agroindustrialização é uma das grandes forças das cooperativas baianas. E quem celebra esta conquista são os cooperados de Sobradinho. O Bahia Produtiva está investindo R$ 3,7 milhões na Cooperparaíso para aquisição de máquinas de sistema de lavagem, extração, pasteurização e enchimento, assistência técnica para os agricultores e agricultoras, além de energia solar que está sendo instalada na agroindústria.
A Cooperparaíso tem se destacado no mercado orgânico com a produção de acerola por mais de 100 famílias vinculadas à cooperativa e que garantem uma renda aproximada de um salário mínimo. E vejam a importância da agroindústria para ampliação de renda dos cooperados, expectativa é que, de agora em diante, a renda familiar chegue a três salários mínimos, o triplo do ganho atual.
O Pró-Semiárido também é parceiro da Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), ali foram destinados R$ 3 milhões na estruturação da base produtiva, com construção de adutoras e de apoio à gestão e produção, com entrega de equipamentos como empilhadeiras, câmaras frias, balanças, móveis e equipamentos de escritório.
Segundo o presidente Josivan Souza a expectativa é de aumentar a receita da cooperativa em 200 %. “Agora vamos alcançar um mercado que antes era impossível. Vamos começar a vender a polpa da fruta em tambor de 200 litros. Estamos testando novas frutas também, como goiaba e manga. O apoio do governo possibilitou o aumento de 30% do valor da fruta in natura e, com os equipamentos instalados, os agricultores estão incentivados a aumentarem o plantio e a ingressarem nessa nova atividade mais rentável”.
Bahia, terra da agricultura familiar.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário