Amazônia sendo destruída pelos inimigos do meio ambiente!
A Amazônia agoniza com a sanha dos inimigos do meio ambiente. Os estragos são causados por grileiros, madeireiros ilegais, mineradoras e ruralistas mercenários. Os criminosos burlam as leis de proteção ambiental, – na maioria das vezes- invadem e se apropriam de terras públicas, áreas de preservação ambiental, terras indígenas ou comunidades tradicionais.
A grilagem e impunidade são as raízes de todo mal dos que exploram a floresta ilegalmente e alimenta o ciclo danoso que mata a Amazônia e atinge populações ribeirinhas, índios, quilombolas e a biodiversidade local.
Segundo o Ipam: “Nas terras públicas não designadas da Amazônia, os pesquisadores identificaram 2,6 milhões de hectares de floresta derrubados entre 1997 e 2018, o equivalente ao território do Sergipe. Ao todo, 80% dessa área desmatada tem registro no CAR, “demonstrando a intenção de uso privado de uma área pública”.
O maior problema que os “registros no CAR”, de acordo com revista científica Land Use Policy, são registrados ilegalmente. O estudo aponta que 23% destas terras sofram processo de grilagem, para se ter uma ideia disto, a área apropriada ilegalmente é equivalente a 2 estados do Rio de Janeiro. Tanta exploração responde porque o mundo está chocado com a destruição da maior floresta do mundo e o Brasil já sofre retaliações internacionais.
Desde que Bolsonaro tomou posse a situação se agravou drasticamente. Em 2019, os incêndios contribuíram para a destruição de 10.123 quilômetros quadrados de floresta na Amazônia brasileira, ultrapassando a marca de 10 mil quilômetros quadrados pela primeira vez desde 2008.
Misturar grileiros, madeireiros ilegais, mineradoras, ruralistas e Bolsonaro foi o mesmo que colocar fogo em barris de gasolina. O Ministério do Meio Ambiente está sendo incendiado por Ricardo Salles que “passa procuração” aos marginais para invadir e destruir o patrimônio ambiental, ele quer acabar de derrubar as leis, órgãos de fiscalização e tudo que projeta as nossas florestas. O suposto ministro quer carta branca para os gangsters avançarem feito cupim nas riquezas minerais e florestais. É o ministro “passa a boiada”!
O DW Brasil traz matéria que denuncia o modus operandi da grilagem brasileira que virou um sério problema de Estado. Acesse o link: https://www.dw.com/pt-br/a-dimens%C3%A3o-da-grilagem-em-florestas-p%C3%BAblicas-na-amaz%C3%B4nia/a-53932221
Diariamente, denunciamos os absurdos cometidos pelo desgoverno Bolsonaro. Se este sociopata não for detido imediatamente o Brasil se transformará no verdadeiro inferno na terra.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário