Ao finalizarmos a 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, o sentimento é de vitória coletiva!
Foi um grande desafio realizar a Feira, pela primeira vez independente, em um novo espaço durante a pandemia. Se configura um quadro emblemático. Esses desafios foram vencidos e realizamos uma Feira que vai ficar na história da agricultura familiar baiana. Pessoas que nunca tiveram contato com esse segmento passaram a ter e deu grande visibilidade.
A Feira foi um sucesso de público e vendas. No evento contamos com mais de 1.500 produtos de 200 associações e cooperativas de todos os Territórios de Identidade da Bahia, conseguimos gerar uma receita de R$ 1,7 milhão nos 5 dias de Feira. Apresentamos ao público lançamentos de produtos, o catálogo da agricultura familiar e a Plataforma Mercaf, onde os amantes do segmento podem comprar nossos produtos online. As pessoas também amaram experimentar as bebidas da Licuriteria, Umbuteria, Cajuteria, Cachaçaria, Chocolateria e Cafeteria com sabor da nossa terra, além de degustar o que há de melhor na gastronomia baiana.
Depois de dois anos de pandemia, os baianos puderam ouvir música de qualidade e se divertirem num ambiente aberto de frente para o mar no Parque Costa Azul. A sinergia da Feira foi incrível. Sem dúvidas, depois de consecutivos sucessos e com esta edição especial, a Feira Baiana da Agricultura Familiar se posiciona como um dos grandes acontecimentos do nosso Estado e já virou tradição.
A semente que plantamos na Bahia e ganhou esta imensidão virou modelo para outros Estados do Nordeste, que por meio dos seus secretários de desenvolvimento rural/agricultura, viram de perto esta experiência exitosa que proporcionamos aqui. E as boas novas não param de acontecer, em 2022 teremos a I Feira da Agricultura Familiar do Nordeste. O que comprova a força deste segmento que gera emprego, renda e desenvolvimento aos municípios.
Obrigado a todos que construíram esta vitória coletiva.
#BahiaMeuOrugulho
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário