Apoio da SDR ao sistema produtivo da caprino-ovinocultura beneficia pequenos produtores de 28 comunidades rurais de oito municípios
Se fizermos um paralelo da agricultura familiar com as Olimpíadas, poderíamos dizer que esta ação conjunta entre os projetos Pró-Semiárido e Bahia Produtiva na caprino-ovinocultura do semiárido baiano equivale a uma medalha de ouro. Devido aos investimentos realizados no setor, viabilizamos a comercialização de caprinos e ovinos em mais de R$100 mil.
Através de assistência técnica continuada, ofertada por técnicos especialistas no sistema produtivo da caprino-ovinocultura, beneficiamos pequenos produtores de 28 comunidades rurais dos municípios de Itiúba, Monte Santo, Uauá, Casa Nova, Campo Formoso, Jaguarari, Andorinha e Juazeiro, o número de cordeiros e cabritos abatidos e comercializados para a Cooperativa Regional de Alimentos Bahia Ltda – Frigbahia aumentou cerca de 300%.
Um dos pontos fortes desta ação é a valorização no preço do rebanho comercializado. Em dezembro de 2020, a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga) formou lote de 65 cordeiros/cabritos para o abatedouro Remanso, totalizando o valor de R$ 15 mil. Já neste mês de julho, o número de animais chegou a 220 e quase quadruplicou o valor comercializado.
Na há palavras pra definir este novo tempo que construímos por meio de muito trabalho e que muda a vida de tantas famílias produtoras no Semiárido baiano. Com o apoio do Governo do Estado, o povo do campo finalmente pode sorrir de janeiro a janeiro, porque existe planejamento e execução de ações que garantem fartura e crescimento o ano inteiro.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário