Apresentado na SDR projeto que visa aumentar a produção de leite na região Oeste da Bahia
Investimentos da iniciativa privada estimam um crescimento de 56% da produção, aumento da área irrigada, e implantação de fábrica de ração
O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), recebeu, na terça-feira (26), em audiência Ubirajara Ferreira Zapponi, coordenador do Projeto Leite Oeste Bahia, que é desenvolvido pela Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste) – em convênio com a Crio Consultoria em Agronegócios.
O objetivo da reunião foi o de apresentar ao Estado, via SDR/CAR, as ações que estão sendo desenvolvidas – em parceria com a iniciativa privada – pela entidade, visando incrementar a cadeia produtiva do leite na região Oeste da Bahia.
Esse arranjo institucional do Estado da Bahia com agentes privados do setor de laticínios permitirá, em curto prazo, um aumento significativo da produção de leite.
A estimativa de dirigentes da entidade é que até o ano de 2022 ocorra um aumento de 56% na produção da região Oeste. Os investimentos contemplam, ainda, incremento para a ampliação da área irrigada e a instalação de fábricas de ração.
Um dos entusiastas da iniciativa, o deputado estadual Antônio Henrique Júnior é taxativo. “O desenvolvimento da cadeia produtiva do leite, de modo estruturado e sustentável, é condição imprescindível para a instalação de uma indústria de grande porte na região Oeste, que fomente a produção leiteira como fator de geração de renda, emprego e desenvolvimento social de pequenos, médios e grandes produtores”, argumenta.
“Por isso, estamos trabalhando para que o governo venha contribuir, no que for necessário, para o fortalecimento desse setor tão importante para a economia baiana”, concluiu o deputado Antônio Henrique.
Deixe um comentário