Ater Agroecologia promove a inclusão sócioprodutiva de agricultores familiares!
O Ater Agroecologia faz um trabalho extraordinário no sentido de promover a inclusão sócioprodutiva de agricultores familiares e associações comunitárias no fortalecimento dos agroecossistemas familiares, tendo como foco o desenvolvimento rural sustentável, a superação da pobreza rural e a sustentabilidade socioambiental, com enfoque agroecológico, priorizando as questões de gênero e geração e fundamentada no princípio de que as pessoas são centrais na promoção do desenvolvimento.
Os técnicos do projeto foram até a região Semiárida das comunidades rurais nos municípios de Chorrochó, Paulo Afonso, Glória, Jeremoabo e Santa Brígida, no Território de Identidade Itaparica. Este monitoramento contínuo permite a correção de rotas para que as ações implantadas pelo Governo do Estado consigam ter o maior êxito possível e estabeleçam um legado de aprendizados.
O técnico da Bahiater Helder Anjos relatou como esta assessoria diferenciada impacta no resultado final dos agricultores familiares. “Temos que priorizar uma Ater qualificada, que tenha conhecimento do território, que dialogue e mantenha os agricultores em um processo de aprendizado contínuo, para que assim possam se fortalecer”.
Helder também lembrou que o extensionista é a ponte entre as políticas públicas e os agricultores familiares, que caracterizam e traçam o retrato dos territórios em suas riquezas e desafios para prestar o serviço com uma orientação técnica fortalecida e contextualizada com a comunidade, agregando conhecimentos que ela possui, para que eles possam ter mais autonomia.
José Pedro Barros de Lima, presidente da Associação Comunitária do Rompe Gibão, no município de Jeremoabo, destaca como o Ater Agroecologia tem transmitido conhecimentos essenciais para a lida no campo. “O que eu mais desejo com esse projeto é receber conhecimento, porque o que se aprende ninguém tira. O conhecimento nunca morre. Eu nasci e me criei aqui, por isso darei tudo pelo projeto. Quero aprender a lidar melhor com a terra, porque para manejar eu preciso conhecer a terra”.
Bahia, terra da agricultura familiar.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário