
Audiência com os diretores do IF Baiano do Campus Guanambi
A educação é uma prioridade do governo Lula e do meu mandato parlamentar. Nesta perspectiva, recebi em Brasília o Diretor-Geral do IF Baiano Campus Guanambi, professor Carlito Barros, e a Diretora Acadêmica da instituição, Aureluci Alves de Aquino. Debatermos ações para fortalecer o Instituo na cidade e o planejamento para a implantação de um curso profissionalizante na cidade de Caetité.
Atualmente, o campus de Guanambi oferece os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Agropecuária, Agroindústria e Informática. O IF Baiano Campus Guanambi também disponibiliza cursos subsequentes ao Ensino Médio em Agricultura e Agropecuária, além de cursos superiores em Engenharia Agronômica, Tecnologia em Análise de Sistemas e Tecnologia da Agroindústria. Há ainda as licenciaturas em Química e Ciências Biológicas e o mestrado em Produção Vegetal no Semiárido. O professor Carlito e a professora Aureluci solicitaram uma emenda parlamentar para auxiliar nos custeios do Instituto e fortalecer os diversos projetos desenvolvidos no IFBA.
Em outra pauta, tratamos do projeto de expansão do IF Baiano em Caetité. A partir de um estudo, verificaremos a viabilidade de implantar um curso profissionalizante na cidade ou de expandir o campus de Guanambi para atender aos estudantes de Caetité. O Diretor solicitou meu apoio nessa agenda junto aos órgãos competentes do governo federal, estadual e municipal. Tenho certeza de que os governos Lula, Jerônimo e Valtécio têm grande interesse em apoiar essa iniciativa de democratizar o ensino profissionalizante na região.
O estudo também apontará o curso mais viável para esse projeto-piloto. As áreas em análise são: Educação Ambiental, Energias Renováveis e Mineração. São atividades em expansão no município de Caetité e que dialogam com a necessidade de formar mais profissionais nessas áreas, bem como de produzir conhecimentos que atendam a essas demandas crescentes.
Vale destacar que o governo Lula tem dedicado esforços à expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Em 2024, Lula anunciou a criação de 100 novos campi de Institutos Federais. Quando assumiu seu primeiro mandato, em 2003, havia apenas 140 escolas técnicas no país. Agora, com o anúncio dos 100 novos campi, chegaremos a 782 unidades da Rede Federal.
Foi uma satisfação dialogar com o Diretor Carlito Barros e a Diretora Aureluci Alves de Aquino e contribuir para fortalecer os projetos educacionais do IF Baiano em Guanambi, um polo estratégico de educação e profissionalização da região. Conte com meu apoio, professores. Tanto na questão da emenda parlamentar, quanto na articulação política para a expansão do campus em Caetité.
Josias Gomes Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário