Aumenta a produção e a rentabilidade dos produtores de mandioca!
A segunda turma da formação para produção de manivas de mandioca de alta qualidade genética destinada aos técnicos extensionistas contou com a participação de 90 pessoas e foi realizada pela Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex) e pela Bahiater, unidades da SDR, no âmbito da estratégia Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia.
O Governo do Estado tem feito fortes investimentos no sistema produtivo da mandiocultura com a construção e reconstrução das casas de farinha e apoio aos agricultores familiares com assistência técnica de qualidade e extensão rural. Hoje na Bahia são produzidas oito toneladas de mandioca por hectare e, em alguns locais, este cultivo chega a 20 toneladas. Isso é resultado de muito empenho e, especialmente, conhecimento técnico. Por isso, a formação contínua da nossa equipe é tão importante.
A diretora de Inovação e Sustentabilidade da Bahiater, Dora Alvim, compartilhou a sua expectativa com o grupo. “Quanto mais trocas tivermos, mais ricos serão os aprendizados. É importante que a gente se aprofunde cada vez mais na mandiocultura, para que, com as nossas orientações, os agricultores e agricultoras familiares possam estar dobrando as produções e a renda”.
Com certeza, companheira Dora, aumentar a produção e a rentabilidade dos agricultores, além de garantir a soberania alimentar são os maiores ganhos que estas formações proporcionam. Parabéns Bahiater e Cepex, juntos somos mais fortes!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário