Bahia Produtiva impulsiona a ovinocaprinocultura de Monte Santo
Monte Santo que é conhecido nacionalmente por suas grandes romarias e cultura pujante, agora se tornou um polo da ovinocaprinocultura no Território Sisal. Aliás, o município é uma das referências na agricultura familiar.
Todo esse crescimento se deu a partir dos investimentos multimilionários que o governo do Estado tem realizado em Monte Santo, seja na agroindústria, assistência técnica e na produção de caprinos e ovinos, os recursos não param de chegar no “Altar do Sertão”. No caso da ovinocaprinocultura, o Bahia Produtiva destinou R$ 837,7 mil.
Com esses recursos citados acima, foram realizadas a construção de abrigos rústicos e de cisternas de produção; aquisição de máquinas e equipamentos, de mudas de palma e de reprodutores caprinos e ovinos puros de origem. A ação conta também com a prestação do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rrural (Ater), realizado por meio de contrato com o Movimento de Organização Comunitária (MOC).
A presidente da Associação Curral Falso, Valquíria Brito, relata como o serviço de Ater contribuiu no manejo das criações das 34 famílias contempladas com o projeto: “A assistência técnica vem tirando as dúvidas dos agricultores e, também, fazendo metodologias para que possamos melhorar a criação dos animais, sobre a forma de alimentação e do manejo. Está sendo muito proveitoso”.
O governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva, tem feito investimentos de peso na ovinocaprinocultura. Ao todo fizemos um aporte R$ 58,1 milhões nesse setor e beneficiamos diretamente 3.753 famílias. Tenho dito, a força do nosso rural é a locomotiva que desenvolve o Estado e melhora a vida das pessoas no campo e na cidade. Hoje, esse segmento tem sido a joia dos municípios baianos.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário