Bahia Produtiva investe em 23 famílias produtoras de mandioca de Baianópolis!
O trabalho realizado pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) vai além da assessoria junto aos agricultores no campo. A nossa equipe é capacitada para assessorar as comunidades rurais em projetos essenciais que garantem que o povo do campo tenha acesso às políticas públicas.
Entre as ações está o apoio das equipes de Ater na elaboração de projetos de organizações produtivas para acessarem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); Garantia Safra; acesso a linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e de projetos do governo Estado. Esse trabalho conjunto tem fortalecido os agricultores familiares que, com a consultoria prestada pelos técnicos, aproveitam todas as oportunidades apresentadas no desenvolvimento rural. E quanto mais políticas públicas, maiores são as chances de êxito pelos agricultores.
É o caso da Associação dos Produtores de Leite e Agricultores Familiares de Baianópolis, da comunidade de Tabua, que teve o projeto para implantação de área irrigada de plantio das manivas/sementes de mandioca, com qualidade genética e fitossanitária, contemplado em edital do Bahia Produtiva, projeto executado pela SDR/CAR. A ação prevê investimento da ordem de R$ 59 mil, é voltada para a produção de mandioca e irá beneficiar, inicialmente, 23 famílias.
Nós conversamos com as comunidades nos 27 territórios da Bahia e eles se sentem bem representadas, sabem que contam com o apoio necessário do Estado para desenvolver suas atividades sem cometer equívocos anteriores que os faziam perder oportunidades e travar o crescimento.
Parabéns, Bahiater! Estamos construindo um grande legado nas políticas públicas do campo, quando unimos teoria à prática o sucesso acontece!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário