Bahia, terra da agricultura familiar!
A Associação de Olhos D’Água, localizada no município de Rio Real, foi a grande beneficiada pelo Bahia Produtiva. Ao todo, o projeto investiu R$ 921,7 mil na Associação do Povoado Olhos D’Água para fortalecer a produção de laranja dos agricultores familiares.
Entre as principais ações executadas pelo projeto estão: serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), além da aquisição de máquinas e equipamentos como trator, grade hidráulica, patrulha mecanizada e pulverizador. Resultado: dobramos a produção. Os agricultores familiares, que antes produziam em média 6 toneladas de laranja por hectare, hoje produzem em média 12 toneladas.
O agricultor Edson Batista destaca como o projeto chegou na hora certa para motivar a comunidade e para que muitos voltassem a trabalhar com citrus. “O Bahia Produtiva nos trouxe uma capacidade de produzir com qualidade, respeitando o meio ambiente e diversificando nossos cultivos. Nossas plantas estão mais vigorosas, com bastante frutos. Nos proporcionou uma tranquilidade maior com o manejo do solo e os equipamentos facilitaram o manejo na propriedade, nos proporcionando mais tempo para viver melhor com a família”.
Outra vantagem que os agricultores familiares passaram a ter é no valor agregado ao produto. Com laranjas de melhor qualidade e maior poder de comercialização, os agricultores cortaram os atravessadores da negociação e passaram a comercializar seus frutos diretamente com as fábricas e mercados locais. Os ganhos aumentarem R$ 150,00 em cada tonelada vendida. É mais dinheiro no bolso dos associados.
Bahia, terra da agricultura familiar!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário