
Bahiater realizou 396 diagnósticos geolocalizados de propriedades agrícolas!
Informação é a base de um bom planejamento, principalmente em situações adversas. Pensando nisso, neste início de 2022 a Bahiater realizou 396 diagnósticos geolocalizados, com o levantamento da situação dessas propriedades rurais de agricultores e agricultoras familiares, assentados e assentadas de reforma agrária e representantes de povos e comunidades tradicionais, atingidos pelas fortes chuvas, que ocorreram no último mês de dezembro e no início de janeiro.
Os diagnósticos irão subsidiar o planejamento de políticas públicas para a reconstrução dessas áreas. E desde o dia 24 de janeiro, retomamos os mutirões com os técnicos da Bahiater para assessorarmos os agricultores familiares e desenvolvermos ações que resolvam as problemáticas nestas áreas atingidas pelas enchentes.
“Percorremos dezenas de municípios e chegamos em locais longínquos. O Estado deu uma resposta rápida nesse momento em que a gente precisava, principalmente nessa questão da DAP, que é a porta de entrada para diversas políticas públicas de seguridade social e também de um processo, muito provável, de acesso dessas famílias atingidas ao Programa Garantia-Safra, pela perda de safra por excesso hídrico. Os diversos outros apontamentos, direcionamentos e encaminhamentos que resultaram dessa ação irão subsidiar a SDR para as ações futuras”, ressalta o companheiro Lanns Almeida, superintendente da Bahiater.
As ações integram as estratégias debatidas, entre a SDR, prestadoras de Ater e consórcios públicos no mês de dezembro de 2021 voltadas para o apoio aos municípios mais atingidos pelas fortes chuvas, especialmente nas comunidades rurais, para o fomento à produção e para oportunizar o acesso ao crédito, em parceria com o Banco do Nordeste a esses agricultores e agricultoras familiares.
#BahiaMeuOrgulho
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário