Bancos não têm compromisso ético e social!
Enquanto o desgoverno sempre está abanando o rabo para ajudar banqueiros, os bancos não têm o mínimo de compromisso ético e social diante das dificuldades socioeconômicas vividas pelas empresas e pessoas.
Muito pelo contrário, exploram o caos para aumentar suas rentabilidades.
Até o momento em meio à maior crise econômica e sanitária vivida pelo Brasil, nada foi feito de concreto pelos bancos. Nem em nível de grandes ações no combate ao COVID-19, não compraram uma máscara, muito menos em ações financeiras que beneficiasse a população brasileira. Ao invés de reduzirem as taxas de juros neste período caótico, pouco se importam com a população.
No ano passado, o lucro dos 4 maiores bancos – Bradesco, Itaú Unibanco, Santander e Banco do Brasil – cresceu 15%, a soma chegou ao recorde de R$ 59,7 bilhões. São lucros bilionários a custo da exploração e extorsão do povo brasileiro.
Chegam a cobrar juros de mais de 400% no cartão de crédito. No Brasil, ao financiar uma casa ou carro o cidadão paga 4 vezes o valor do bem. Tanta ganância jamais sacia a exploração dos banqueiros rapinas.
Em meio à crise do coronavírus, vários setores reclamam que os bancos não liberam empréstimos, praticamente dobraram os juros e reduziram os prazos de pagamento para as dívidas novas.
O site Uol fez uma matéria conversando com vários empresários e os mesmos relataram os seus dramas diante da sede de dinheiro dos banqueiros.
Segue link da matéria: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/03/26/coronavirus-juros-alta-prazo-corte-linha-credito-antecipacao-recebivel.htm
É indignante a postura desses abutres do sistema financeiro. São os mesmos que depois criam comerciais cínicos com família margarina, música dos Beatles, falam em mundo melhor e etc.
Mas na prática são vírus nefastos à sociedade.
O Brasil precisa urgentemente quebrar o oligopólio dos bancos brasileiros.
Os EUA país mais capitalista do mundo tem 6.700 bancos. A alta competitividade entre os bancos faz as bandeiras se redobrarem para manter e conseguir novos clientes. Estima-se que esses milhares de bancos chegam a investir $ 50 bilhões em recompensas.
Vivemos tutelados por carteis financeiros que empobrecem o povo, destroem sua autoestima e os adoecem psicologicamente. São esses mesmos abutres que todas as eleições querem exigir candidatos presidenciais que defendam seus interesses. “O mercado não reagiu bem”(Sic).
Chegou o momento de os brasileiros não reagirem bem ao mercado!
Este modelo draconiano não difere em nada ao modo escravista!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário