Bolsonaro destruiu o Programa de Cisternas, mas Lula vai reconstruir este projeto vencedor!
Eu testemunhei o nascimento do Programa de Cisternas no governo Lula e, como deputado federal, ajudei a intermediar a instalação de diversas cisternas na Bahia. Com a evolução do programa, constatei o quanto essa política vitoriosa mudou a vida de quem vive na região semiárida. Infelizmente, tudo foi desmantelado pelo ex-presidente genocida.
Conforme mostrado no card, os investimentos do atual governo no ano passado para a implantação de cisternas representaram apenas 4% do que o governo Dilma investiu em 2014, quando viabilizamos 149 mil reservatórios. O desejo de Bolsonaro era retomar o projeto da indústria da seca no Nordeste.
Pesa sobre o desgoverno a suspeita de mal uso dos recursos aplicados. Lula pretende promover uma auditoria nos gastos do antecessor nesse item do Orçamento federal. Segundo a matéria da Folha de S. Paulo, famílias beneficiárias do programa foram enganadas e tiveram que pagar parte da construção das tecnologias sob a gestão de Bolsonaro. Leia aqui: http://bitly.ws/B6LP
Durante a campanha, Lula criticou duramente o genocida pelo tamanho abandono a políticas públicas tão elementares: “Além da fome, Bolsonaro deixa famílias inteiras com sede”. A excelente notícia é que o presidente irá retomar o Programa de Cisternas por meio do projeto Água Para Todos. O governo federal ampliará as iniciativas de autogestão e convivência com o semiárido. Faz o L! Temos de volta o governo do povo!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Deixe um comentário