Bolsonaro fez do Brasil o país dos despejos
Bolsonaro sempre se pintou como defensor da família, mas nunca na história do Brasil República houve um presidente que fizesse tanto mal às famílias. Além da ameaça da fome, temos um milhão de famílias sendo ameaçadas de perder a sagrada morada. É de cortar o coração. Todos os dias o Grupo de Transição precisa lidar com uma realidade mais difícil que a outra.
Desde 2020 quando a pandemia afetou a vida de milhões de pessoas, a situação só se agrava; organizações e movimentos populares ligados a questão da moradia revelam que o número de famílias ameaçadas de perder o teto aumentou dez vezes: aproximadamente 201,3 mil famílias brasileiras convivem com este problema que abala toda estrutura familiar.
O Grupo de Transição recebeu uma carta de reinvindicações das 175 organizações e movimentos populares envolvidos no tema, onde tem como prioridade a campanha Despejo Zero. Se por um lado as famílias atravessam forte crise financeira, na outra ponta Bolsonaro destruiu programas como Minha Casa Minha Vida que garantia moradia digna a preço acessível às pessoas de baixa renda.
Todo descaso de Bolsonaro aumentou o déficit habitacional. A revista Piauí reporta que pelo menos 17,4 milhões de pessoas vivem no país em situação de déficit habitacional – em casas precárias, improvisadas ou com a maior parte da renda comprometida com o aluguel. Cerca de 88% das famílias nessas condições recebem até 3 salários mínimos. Pra sorte dos mais pobres, Lula foi eleito e vai retomar programas de combate à pobreza e de moradia digna. Chega logo 01 de janeiro!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário