Bolsonaro quer diminuir em 15% o orçamento do INPE!
Bolsonaro quer diminuir em 15% o orçamento do INPE!
O desgoverno moto serra promete fazer mais um corte num setor estratégico para Ciência/Tecnologia e meio ambiente. Segundo o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcos Pontes, Bolsonaro promete diminuir 15% do cambaleante orçamento do INPE.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais é referência na produção científica de prestígio internacional e os seus serviços prestados à sociedade, em especial, o monitoramento do desmatamento da Amazônia. A atuação do INPE é tão relevante que depois dos dados revelados pelo instituo acerca da destruição ambiental na Amazônia, Bolsonaro fez questão de exonerar o diretor do Instituto, o renomado cientista Ricardo Galvão, membro da Academia Brasileira de Ciências. Bozo, inimigo do meio ambiente, se sentiu confrontado com a verdade cientifica e sacrificou o trabalho de um dos maiores pesquisadores do Brasil.
Desde o golpe, o INPE vem sofrendo seguidos cortes no orçamento. Nos governos Lula/Dilma a média do orçamento do instituto atingia R$ 150 milhões, em 2020 de acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020, o investimento é de apenas R$ 118,2 milhões. Os cortes são criminosos e visa impedir o Instituto de revelar à sociedade o massacre que Bolsonaro e Sales impõem ao meio ambiente e populações locais. O objetivo é seguir a destruição. Neste ano, a autarquia revelou que o desmatamento na Amazônia cresceu 9,5% em um ano e passa de 11 mil km².
Por essas e milhares de outras que Bolsonaro já é o pior presidente da história. Precisa ser afastado urgentemente. A cada dia na presidência, o estrago é incalculável.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário