Bolsonaro quer privatizar os Correios!
O Brasil deve se unir na luta contra mais este assalto ao patrimônio público: a privatização dos Correios. Sob o sórdido argumento de que a estatal com mais de três séculos é deficitária e ineficiente, não passa de Fake News do desgoverno pra rifar esta empresa que tem importância estratégica na logística, integração e comunicação digital do país e atende os mais de 5 mil municípios brasileiros.
Além de servir o país de forma eficaz, principal objetivo de qualquer estatal, os Correios são lucrativos e têm faturamento bilionário. Basta analisarmos as demonstrações contábeis de 2020, onde a estatal atingiu lucro líquido de R$ 1,53 bilhão – maior resultado nos últimos 10 anos. Segundo o próprio portal do Governo Federal: “O patrimônio líquido da instituição obteve um crescimento de 84% em relação ao ano de 2019, totalizando, aproximadamente, R$ 950 milhões”.
Mesmo diante de resultados tão consistentes, o governo da morte está com o Projeto de Lei 591/21 que visa privatizar os Correios. Claramente a medida causa danos a toda sociedade brasileira. Os serviços vão ficar mais caros e tendem a piorar. Temos os exemplos de Portugal e Inglaterra que privatizaram seus serviços de correios e hoje se arrependem amargamente de terem optado a entregar um serviço essencial às garras de empresários monopolistas que só visam o lucro.
A privatização vai extinguir milhares de empregos. Hoje a estatal conta com um quadro de 99.003 funcionários, caso seja privatizada, a ideia do setor privado é manter pouco mais de 30 mil trabalhadores. Isso porque sendo uma empresa sem nenhum vínculo com o Estado, deixa de cobrir regiões que não são rentáveis. Sem contar que o terço de funcionários que permanecerão nos Correios devem trabalhar triplicado pra dar conta da demanda de um país do tamanho do Brasil.
Sob nenhuma perspectiva devemos permitir a hipótese de privatização do Correios. A única coisa urgente que precisa acabar e está lesando o Estado é o desgoverno. Portanto, Correios fica, Bolsonaro sai.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário