Bolsonaro tira dinheiro das famílias pobres pra comprar trator e satisfazer os seus apoiadores
Bolsonaro abandonou a agricultura familiar às traças, mas bastou ver uma oportunidade de desviar R$ 90 milhões de famílias carentes para comprar tratores e distribuir entre os seus apoiadores. A compra foi feita com dinheiro remanescente da transição Bolsa Família e Auxílio Brasil.
Segundo matéria publicada na Folha de S Paulo, o desgoverno realizou manobra ilegal com objetivo de usurpar os recursos que deveriam atender as milhões de famílias pobres em ação de combate ao covid: “A operação envolveu driblar a uma determinação do TCU (Tribunal de Contas da União), a pressão para acelerar a liberação de recursos da União e criação, por portaria, de uma estrutura de mecanização no Sistema de Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em especial no programa de Fomento Rural.”
Bolsonaro nunca esteve preocupado com ações no campo. Os 247 maquinários foram comprados no apagar das luzes e têm claro indício de clientelismo. Este conchavo é mais um capítulo da mesma linha do orçamento secreto. Ironicamente, a Bahia que Bolsonaro não quer conta e abandonou por mais de 3 anos, recebeu 22 equipamentos agrícolas. Atenção, população baiana, muitas vezes este tipo de ação eleitoreira retira verba de outros setores essenciais, como o que citamos no card. Fiquem atentos aos deputados que não fazem parte do Time de Lula, Rui Costa e Jerônimo.
Se Bolsonaro quisesse mesmo fomentar a agricultura e garantir a soberania alimentar, poderia vir na Bahia aprender como é que se faz: somos o estado que mais investiu na agricultura familiar, somente nos dois governos de Rui Costa foram investidos 2.5 bilhões de reais, sem nenhum centavo do governo Bolsonaro.
Os programas de apoio ao campo seguem um planejamento e os resultados estão à vista de todos: as cooperativas somam faturamentos de milhões, ofertamos a assistência técnica e extensão rural que se encarregam de aumentar a produção e produtividade, o programa Parceria Mais Forte uniu os municípios aos programas do estado. Os Programas Bahia Produtiva e Pró-Semiárido viraram referência mundial em desenvolvimento rural. Garantimos emprego, renda e soberania alimentar.
E o melhor, na Bahia fazemos tudo de forma transparente, não utilizamos de manobra no orçamento pra atingir fins politiqueiros que retiram milhões de famílias pobres. Em 2023 este pesadelo vai acabar. O povo vai escolher Lula Já e Jerônimo aqui!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário