Bom Jesus da Lapa: Josias Gomes destaca os investimentos do Estado no Território Velho Chico
Na ocasião, foi assinado um convênio para a estruturação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), iniciativa que beneficiará mais de 80 famílias
Ao participar nesta quinta-feira (8), em Bom Jesus da Lapa, do seminário “Parceria Mais Forte – Governo do Estado, Prefeituras e Sociedade Civil, juntos pela Agricultura Familiar”, o secretário Josias Gomes afirmou que a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), desde 2015, já investiu R$52 milhões no Território de Identidade Velho Chico.
“Estamos aqui para apresentar a produção da agricultura familiar na região e reafirmar que essa troca de experiências e parceria entre Prefeitura, Território e Estado têm que ser constante para alcançarmos nosso objetivo, que é o de aumentar a renda e gerar mais empregos para os agricultores”, destaca o gestor da SDR.
Josias Gomes anunciou que, ainda neste semestre, serão entregues no Território Velho Chico mais 156 títulos de terra que irão garantir aos agricultores familiares a segurança jurídica e a sucessão rural. A ação é realizada pela SDR, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA).
Os municípios de Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Morpará, Brotas de Macaúbas e Serra do Ramalho passarão a contar com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), responsável pela inspeção e fiscalização de agroindústrias que beneficiam e comercializam produtos de origem animal e vegetal em nível local.
O convênio, no valor de R$ 175,6 mil, para estruturação do SIM foi assinado durante o seminário realizado pela SDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O seminário contou com a parceria do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico e do Colegiado Territorial do Velho Chico, para debater, com as Prefeituras e sociedade civil, iniciativas que possam alavancar a produção rural dos municípios da região.
O presidente do Consórcio Velho Chico, Ítalo Rodrigo, ressaltou que este foi um importantíssimo passo para os agricultores familiares do Território de Identidade Velho Chico. “Vai possibilitar aos produtores, como os de Serra do Ramalho, que produzem derivados do leite, a exemplo do queijo, requeijão, venderem em Bom Jesus da Lapa, Paratinga, Ibotirama. Então, o Território Velho Chico sai na frente e o Consórcio está muito alegre por estar firmando mais uma parceria com o Governo do Estado, para deixar o nosso território mais forte”, diz ele.
Deixe um comentário