Brasil e Angola retomam parceria histórica
Quem se lembra da era de ouro entre Brasil e Angola, pode comemorar. As relações diplomáticas e parcerias foram retomadas, graças à atuação do Estadista Lula. Desta vez, os dois países se comprometeram com a maior de todas as causas: enfrentar a desigualdade social e erradicar a fome no mundo.
Em solenidade histórica em Luanda, capital de Angola, o presidente João Lourenço condecorou Lula com a mais alta distinção do Estado angolano, a Grande Ordem António Agostinho Neto. A homenagem é atribuída a nacionais e estrangeiros, em particular a chefes de Estado e de governo, ou a líderes políticos. Agostinho Neto é o herói libertador de Angola, um revolucionário que cravou o seu nome na história por sua brava luta anticolonial.
O presidente também condecorou o presidente angolano, João Lourenço, com a Ordem Nacional Cruzeiro do Sul, comenda que o presidente do Brasil atribui a personalidades estrangeiras. Ambos os presidentes ficaram emocionados com as distintas homenagens. João Lourenço destacou que a honraria é especial por vir de um líder engajado na luta por justiça social: “Este prêmio ganha uma dimensão especial por ser concedido por Vossa Excelência, que confere um valor emocional difícil de expressar, por sua trajetória de lutador incansável pelas causas da justiça social, pela dignidade dos mais vulneráveis e pela inclusão política e econômica, cultural e social de todos os brasileiros e brasileiras, sem distinção”, agradeceu.
Lula, por sua vez, lembrou o legado de luta do herói Agostinho Neto, e a responsabilidade de lutar contra a desigualdade: “Essa Ordem aumenta a minha responsabilidade, porque agora eu estou reforçando o compromisso de tentar fazer uma campanha mundial contra a desigualdade“.
“Com essa honraria e essa medalha no peito, alimentado pela inteligência e pelo pensamento revolucionário de Agostinho Neto, eu espero conseguir convencer a humanidade a se indignar contra a desigualdade. A gente só vai ganhar essa batalha quando colocá-la como prioridade”, acrescentou.
Para coroar este encontro histórico, Brasil e Angola assinaram sete acordos de cooperação nas áreas de turismo, agricultura, meio ambiente, promoção de exportações, entre outras. Confira todos os detalhes neste link: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/atos-assinados-por-ocasiao-da-visita-de-estado-do-senhor-presidente-da-republica-luiz-inacio-lula-da-silva-a-angola
O Brasil voltou com mais trabalho e amor!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário