Brasil sedia o G20, a Copa do Mundo da política e diplomacia!
A Copa do Mundo da política e diplomacia, o G20, acontece pela primeira vez no Brasil. Além de país-sede, o nosso país assumiu a presidência das 20 maiores economias do mundo no final de 2023. É o resgate da força geopolítica nacional no cenário global, liderado pelo presidente Lula.
No Rio de Janeiro, chefes de Estado, ministros da Economia e presidentes de Bancos Centrais de 19 países, além de representantes da União Europeia e da União Africana, reúnem-se para debater o desenvolvimento sustentável, a reforma de organizações internacionais, como a ONU, e o combate à fome, à extrema pobreza e à desigualdade.
No G20, o Brasil apresenta como uma de suas principais bandeiras a taxação global dos super-ricos, medida que ajudaria a financiar o combate à desigualdade e o enfrentamento das mudanças climáticas. Nenhum ser humano consegue acumular tanta riqueza sem a estrutura oferecida pelos países e, muito menos, sem o trabalho árduo dos trabalhadores. Nada mais justo do que os super-ricos contribuírem com pautas tão urgentes para a humanidade e o futuro do planeta.
É muito bonito voltar a ver o Brasil sendo palco de um evento da dimensão do G20. Em pouco tempo, demos um salto de imagem e relevância política inimaginável em um passado recente. O presidente Lula tem a consciência de que sua luta nacional contra a pobreza, a desigualdade, as questões climáticas e o fortalecimento da democracia precisa ser incorporada à agenda global das principais economias do mundo. Fé no Brasil!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário