Caderneta Agroecológica provoca uma verdadeira revolução no cotidiano das campesinas!
A importância de ações como o Caderneta Agroecológica desenvolvido pelo Ater Mulheres, programa vinculado à Bahiater, provoca uma verdadeira revolução no cotidiano das campesinas. Nas oficinas existe o foco no monitoramento da produção agrícola no Quintais Produtivos, mas, a visibilidade e valorização que existem nestes coletivos representam muito para a autoestima das companheiras.
O Ater Mulheres tem buscado intensificar as ações por meio de oficinas iguais a que ocorreu no auditório da sede da Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (Arcas), localizada no município de Cícero Dantas. O início das oficinas foi tão animador que vamos realizar 20 oficinas sobre Cadernetas Agroecológicas em seis municípios do Semiárido Nordeste II: Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Heliópolis. Jeremoabo, e Ribeira do Pombal. Como diria Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção. “
Essa é a essência da nova agricultura familiar que transforma a vida das pessoas.
#BahiaMeuOrgulho!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário