“Capoeira ela é completa, pois é preciso cantar, tocar, dançar, lutar, estudar o contexto histórico, ensinar e sorrir com humildade” Ru Aisó
A capoeira é uma das maiores manifestações culturais da Bahia, reconhecida nacionalmente e fora do Brasil. Através da música, dança e arte marcial, é símbolo do legado de resistência dos Afro-brasileiros escravizados. Durante muito tempo, foi criminalizada e perseguida pelos opressores do povo, ao ponto de ter uma Lei “Sampaio Ferraz”, de 1890, que objetivava proibir a prática dos capoeiristas no Brasil.
Nenhuma lei, nem a mão perversa dos escravistas, foram capazes de deter a força da nossa cultura e mecanismos de resistência. Lutamos e preservamos viva esta arte, símbolo da Terra da Liberdade. De maneira justíssima, a capoeira foi reconhecida como um patrimônio cultural imaterial brasileiro, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.
Nesta data que homenageia os capoeiristas, parabenizo todos os nossos mestres e praticantes da capoeira, desde os pioneiros que criaram um movimento símbolo de resistência até os da atualidade que preservam e divulgam a nossa cultura para o mundo! Lembremos o Mestre Pastinha: “Capoeirista não é aquele que sabe movimentar o corpo, e sim aquele que se deixa movimentar pela alma”.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário