Carlismo nunca mais! Estou do lado do povo!
O genial escritor português José Saramago tem uma definição que não nos deixa esquecer o que somos: “Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória”.
Traga essa reflexão para que nunca esqueçamos o que era a Bahia antes do PT e depois do PT. Como o nosso estado era visto e a forma que é agora.
Tem filhote de ditador versado em falar de educação, segurança pública, avanços e deletérios com a mesma elegância dos que falam do que não entende ou com a mesma certeza do louco. Na realidade, o problema do mundo são os quase loucos, aqueles que acreditam no apagão memorial de milhões de pessoas. Acreditam no poder de apagar décadas de atraso, perseguição, conluio com ditaduras, golpes e entreguismo nacional com a mesma facilidade de mudar a foto do instagram.
Sejamos sinceros, qual o legado do Carlismo na Bahia? Vou melhorar, qual o legado do Carlismo no Brasil? Eu queria poder citar pelo menos um programa que chegasse à margem de um Luz Para Todos, Bolsa Família, Bahia Produtiva. Mas me vem a memória que os herdeiros deste projeto nefasto sempre trabalharam contra este tipo de programa emancipatório. Eu queria poder citar que quando a turma do atraso governava chegaram novas universidades federais na Bahia. No entanto, a teimosa memória me faz lembrar que elas só foram existir nos governos do PT, bem como os diversos institutos federais.
Essa mesma gente atrasada que finge gostar de gente, mas que jamais defendeu a libertação do povo e ainda se arvora a falar em educação. Contudo quem não lembra do tempo do carlismo com as escolas caindo aos pedaços, merendas indignas -quando tinha- professores (as) mal remunerados, amordaçados sem a menor possibilidade de diálogo? Quem não lembra quando Wagner assumiu o governo e precisou criar o Todos Pela Educação pra alfabetizar milhões de pessoas? Quem não lembra que fazer universidade era privilégio da elite? Para eles, filho de pobre era condenado a sobreviver indignamente.
Eles se dizem especialistas em Segurança Púbica, deve ser a origem golpista que nunca esqueceu o bordão “bandido bom é bandido morto”, mas a segurança púbica da época em que governavam vivia com viaturas sucateadas, policias com 38 ultrapassados e a violência jamais dava trégua. Foi com este discurso simplista na Segurança Pública que os Carlistas ajudaram a eleger o miliciano Bolsonaro e nós estamos sentindo a violência fascista todos os dias.
Aliás, a diferença entre new Carlismo e Bolsonaro é só a gravata e o sapaténis. O Democratas votou em praticamente todos os retrocessos promovidos pelo desgoverno Bolsonaro, são farinhas de mesmo saco. Se hoje o salário está congelado, o gás e a gasolina estão um absurdo, o desemprego bate recorde, a fome voltou e o país tá ladeira abaixo, a culpa é do BolsoNeto. Foi Bolsonaro, Neto e os golpistas que aprovaram “o teto dos gastos”, que retira investimentos públicos por 20 anos em setores estratégicos. O curioso é que não falta dinheiro pra banqueiro, agronegócio, megaempresários e emendas secretas.
Carlismo na Bahia, nunca mais! Vamos defender o legado de 16 anos de democracia e do governo mais bem avaliado do Brasil. Sabemos que precisamos evoluir e temos feito isso ao longo destes quatro mandatos. Não se compara a Bahia de hoje dos 16 hospitais regionais, das 27 policlínicas regionais, dos investimentos bilionários em grandes obras de infraestrutura, educação e na agricultura familiar, dentre outros.
O nosso projeto é coletivo e reúne o presidente Lula, as principais forças políticas do Estado, e o principal, com participação efetiva dos diversos setores da sociedade. As baianas e baianos têm memória e olha pra frente. Seguimos juntos ao lado do povo, transformando vidas e fazendo da Bahia o orgulho do Brasil.
É Lula lá e Jerônimo cá.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário