Carnes de caprino e ovino da Frigbahia já são comercializadas em oito Estados
Com os investimentos do projeto Bahia Produtiva da ordem de R$ 60,2 milhões para o fortalecimento da ovinocaprinocultura, o Governo do Estado tem papel significativo no avanço da comercialização da Frigbahia, onde foram aplicados mais de R$ 4,1 milhões em assistência técnica e aquisição de equipamentos para requalificação, adequação e ampliação do frigorífico.
Os produtos da marca Fino Sertão ultrapassaram as fronteiras da Bahia e já são comercializados no Amazonas, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, nas grandes redes de supermercados, a exemplo do Extra, Pão de Açúcar, Walmart, Atakarejo, Bom Preço, Cesta do Povo, entre outras.
Expansão do segmento
A Bahia ocupa o 1º lugar no ranking de criação nacional de caprinos e o 2º lugar na de ovinos, sendo 90% oriundos da agricultura familiar. Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), essa criação agora está chegando à casa de milhões de brasileiros.
“O processo de comercialização sempre foi um obstáculo grande para o sucesso da agricultura familiar na Bahia e no Brasil. Nós aqui na SDR, junto com a CAR, resolvemos investir muito na organização da produção e no destino final, na comercialização. Hoje, as cooperativas com as quais nós temos investimento têm se destacado no comércio. A Frigbahia é uma prova inequívoca disso. Esse é o sentido da organização de toda a cadeia da ovinocaprinocultura baiana e esse crescimento no consumo da carne de caprinos e ovinos proporciona as condições para que haja uma expansão desse segmento”, comentou o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes.
“A Frigbahia hoje tem um volume de vendas na casa de 6,5 toneladas por mês de cortes especiais de caprinos e ovinos, no qual o investimento que o Governo do Estado proporcionou foi essencial para ampliarmos o nosso parque industrial. Com os recursos, a gente conseguiu ampliar o nosso mercado colocando esses cortes em diversos estados, sendo que o grande diferencial do produto é a qualidade associada não somente ao processo industrial, mas ao sabor dessa carne que é do animal da Caatinga”, afirma o presidente da Frigbahia, Wanderley Gomes.
Com rígidos padrões de produção, a Frigbahia atua com o objetivo de oferecer produtos de alta qualidade e excelente sabor, com o selo do Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E.) e incluso no cadastro de estabelecimentos do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), apresentando equivalência para comercialização a nível interestadual e com o selo de origem dos animais oriundos da agricultura familiar.
O faturamento atual da Frigbahia é de R$ 3,5 milhões. A expectativa é chegar aos R$ 7 milhões, em 2022, com a adequação do frigorífico para o abate, de 2 mil suínos e 800 bovinos. Para as mais de 1.200 famílias beneficiadas direta e indiretamente, os avanços também são significativos. Segundo Wanderley, um pequeno criador de caprinos e ovinos, com 50 matrizes de ovelha, já garante um salário mínimo por mês, fornecendo os animais para a agroindústria. Já quem possui 100 matrizes, dois salários mínimos.
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR/SDR, cofinanciado pelo Banco Mundial, e o investimento no sistema produtivo da ovinocaprinocultura beneficia diretamente 3.753 famílias de toda a Bahia, desde o apoio à produção quanto à comercialização.
Quer comprar?
Quem se interessou pelos cortes de pernil, costela, filé, carré e outros produtos da Fino Sertão pode encontrar os produtos à venda em diversas redes de supermercados, como Extra, Pão de Açúcar, Walmart, Novo Mix e Cesta do Povo. Os pedidos também podem ser feitos pelo site www.finosertao.com.br. Para mais informações, o contato pelo Instagram é @finosertao ou @cooperativafrigbahia. Pelo WhatsApp: (75) 99847-4107.
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