A SDR/CAR sempre promovendo melhorias no rural baiano!
As inovações constantes promovidas pela SDR abrem novas oportunidades que refletem diretamente nos resultados da agricultura familiar baiana. A casa de farinha móvel é mais um exemplo vencedor que foi implantado e aprovado.
A ação começou nas comunidades de Campo Largo, Riacho de Santo Antônio e Salgado no município de Sento Sé. A iniciativa é viabilizada pelo Projeto Pró-Semiárido e possui custo bem menor do que a construção de casa de farinha fixa. A ação garante que as famílias possam fomentar a produção e, consequentemente, a renda, com um equipamento que pode percorrer as propriedades das famílias que residem nas três comunidades.
O nosso objetivo é aumentar em até 300% a produção das famílias. Com a nova casa de farinha móvel, as famílias, que antes produziam cerca de 1.500 sacos de farinha por ano, o que equivale a 75 mil quilos, terão maquinários com capacidade para produzir até 216 mil quilos por ano, já que a unidade pode processar em torno de 60 quilos de farinha por hora, podendo chegar a 600 kg por dia.
Vamos beneficiar diretamente 20 famílias que participam do grupo de interesse da mandiocultura. Esse modelo de negócio tem potencial de ser implantado em outros municípios e aumentar a produção e ganho final dos agricultores familiares baianos. Muitas vezes, mais importante do que investir somas consideráveis de recursos, é saber inovar e trabalhar de forma estratégica para que possamos usar o orçamento do Estado com excelente custo-benefício.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário