Contador de cana: Os invisíveis sociais, os trabalhadores que o Brasil jamais alforriou!
A Cana-de-Açúcar foi o sangue que irrigou a primeira grande atividade econômica do Brasil e que ainda hoje faz pulsar a economia nacional com os seus derivados. Fui testemunha ocular deste país que brota dos canaviais.
Nesta foto tirada no final de 2021 está a casa onde nasci e fui criado, no Engenho Estivas de Amaraji. Foi aqui que aprendi a entender o Brasil da Casa Grande & Senzala. Vi a transformação dos Engenhos em Usinas e vi o quanto o suor do cortador de cana é um dos mais baratos da mão de obra trabalhadora.
Durante a “reforma trabalhista” da burguesia/Temer, não pude deixar de pensar naquele Brasil canavieiro de relações escravistas e feudais, que ainda permanece no DNA da elite que tenta levar de volta ao tronco toda classe trabalhadora brasileira. Assim como os senhores de engenhos se tornaram usineiros de roupagem “AgroPop” e continuam a massacrar os cortadores de cana, que no auge da produção chegam a 300 mil.
O Brasil é grande produtor e exportador mundial de cana e de seus principais derivados, o açúcar e o álcool. Com 430 usinas e destilarias, que empregam em média 1,5 milhão de trabalhadores, nosso país desfruta do posto de maior produtor de açúcar do planeta e responsável por 45% da produção mundial de etanol. Considerada a média dos últimos anos, são mais de 30 milhões de toneladas de sacarose e 27,5 bilhões de litros de álcool etílico produzidos anualmente, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Mesmo com a pujança deste setor econômico, muitos cortadores de cana permanecem em regimes de trabalhos análogos à escravidão, a maioria são homens negros, analfabetos, invisíveis sociais, são aqueles seres os quais o Brasil jamais alforriou. Uma pesquisa realizada pela Comissão Pastoral da Terra constatou que 22% do total de trabalhadores rurais localizados em condições de escravidão no Brasil atua no universo da cana-de-açúcar.
Neste de 16 de janeiro eu posso afirmar aos cortadores de cana-de-açúcar e à classe trabalhadora que nós vamos revogar a deformação trabalhista dos senhores de escravos, vamos combater e punir qualquer um que ouse escravizar qualquer ser humano neste país. É chegada a hora da nossa verdadeira liberdade!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário