Toda boa prosa tem sempre um bom café!
Abril é considerado o mês do café, tanto que o dia 14/04 é celebrado mundialmente pelos amantes do café. Na Bahia, temos inúmeros motivos para celebrarmos as conquistas desta bebida que os brasileiros adoram.
Somos o 4º maior produtor do país, ficamos atrás apenas de Minas Gerais (1º), Espírito Santo (2º) e São Paulo (3º). O nosso maior orgulho é conciliarmos quantidade e qualidade. O feito merece atenção especial porque 85% do café produzido na Bahia tem o selo da agricultura familiar baiana.
Isto diz muito o quanto os agricultores familiares em sua maioria organizados por cooperativas têm alcançado sucesso, que levou nosso café ganhar mercado nacional e até internacional, além de sermos premiados em diversos festivais importantes.
Temos o exemplo da Coopiatã, premiada na Cup of Excellence, a Copa do Mundo dos concursos de café nacional, onde são analisados o sabor e a qualidade do café.
Na edição de 2019, cinco cooperados da Coopiatã representaram a Bahia no concurso, que é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). O agricultor Mersi Jordan levou o terceiro lugar, João Roberto, o sétimo, e Aguinaldo (Seu Guina), o décimo lugar.
Outro exemplo de sucesso é a Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac). Localizada no sudoeste baiano, a cooperativa conta com nada menos do que 153 agricultores familiares.
Café x Pandemia – Como não poderia ser diferente, os produtores de café necessitam criar novas estratégias para conseguirem superar os abalos que o COVID-19 impôs a todas atividades econômicas.
A companheira Joahra Oliveira, presidente da Cooperbac, nos conta com eles estão superando os obstáculos atuais: “Com relação aos mercados, estamos garantindo as entregas e optamos pela contratação, inicialmente, de um representante comercial no sul da Bahia. Essa estratégia está dando certo porque ele executa a venda e nós fazemos a entrega. Outra estratégia que adotamos, a partir da ação do representante, foi a aquisição de máquinas de moer café na hora. Já estamos com três unidades e mais pedidos de outros clientes, o que possibilitou a venda em grãos para esses mercados, o que está gerando bons resultados. Temos certeza de que vamos superar esta fase difícil e sairemos fortalecidos, inclusive, agregando novas oportunidades”.
O Governo do Estado por meio da SDR é o maior entusiasta da agricultura familiar no Brasil. Temos alcançado níveis de excelência em diversos segmentos. No caso do café, podemos afirmar que os cafeicultores estão no topo do crescimento e é uma das maiores conquistas do desenvolvimento rural da Bahia. Celebremos o mês do café, bebida ancestral que nos dará força para vencer batalhas.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário