Centenário do economista Celso Furtado!
Cem anos do economista e pensador paraibano Celso Furtado, autor do clássico “Formação Econômica do Brasil” (1958), obra que influenciou o pensamento econômico brasileiro.
Defensor de um Estado forte, Furtado foi fundador, durante o governo Kubitschek, da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o primeiro grande órgão governamental de desenvolvimento regional. Contribuiu como diretor do BNDES e ministro do próprio Juscelino, em seguida, Jânio Quadros, Jango e Sarney.
Nos dias atuais, onde os países sofrem os impactos econômicos, humanos e sanitários causados pela pandemia, o pensamento do economista nordestino é mais atual do que nunca. Conforme argumenta economista o francês Pierre Salama, que foi aluno, assistente e, depois, colega de Furtado em seu tempo como professor na Universidade Paris-Sorbonne. Acompanhe artigo completo em https://www.dw.com/pt-br/celso-furtado-100-anos-do-paraibano-que-mudou-a-economia/a-54322701
O centenário de Furtado acontece dias depois do de Florestan Fernandes, que por ironia do destino, o Brasil sofre retrocessos que fariam nossos pensadores negá-los veementemente. A economia ultraliberal e a política da morte implantadas pelo Bolsonarismo é a negação do que estes intelectuais brasileiros pensavam.
A obra destes autores aponta caminhos do Brasil brasileiro pensado por sua gente; que defenda uma agenda econômica e social que contemple a totalidade deste povo tão diverso e com um potencial que insiste em ser suprimido por uma elite rapina que só enxerga os seus sórdidos interesses, sem nenhum compromisso com a nação!
Viva Celso Furtado, a sua vida e obra é o estandarte de luta que se torna perene pela força das ideias!
“O ponto de partida de qualquer novo projeto alternativo de nação terá que ser, inevitavelmente, o aumento da participação e do poder do povo nos centros de decisão do país”.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário