
CEPLAC: estratégias para fomentar o desenvolvimento sustentável das regiões produtoras de cacau do Brasil
Excelente reunião com o Diretor Executivo da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Thiago Guedes Viana. Juntamente com a deputada federal Elisângela Araújo, debatemos estratégias para fomentar o desenvolvimento sustentável das regiões produtoras de cacau do Brasil.
Atualmente, no Brasil, os principais estados produtores de cacau e sistemas agroflorestais são: Bahia, Pará, Amazonas, Rondônia e Espírito Santo, com destaque da Bahia e o Pará que concentram 95% da produção, tendo na Mata Atlântica e na Amazônia os biomas responsáveis pela produção do “ouro negro”. Em nossa audiência, tratamos de ações que contribuam para o avanço da cultura cacaueira em território nacional.
Entre os principais pontos, Thiago Guedes pediu nosso apoio junto ao governo Lula e à nossa bancada de deputados para o fomento de: crédito rural, pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, bem como mais investimentos em agroindústrias, ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), qualidade e rastreabilidade, agricultura familiar, conservação produtiva, além da realização de concurso público e ampliação do orçamento da CEPLAC.
São pautas que irão consolidar a cacauicultura brasileira como um dos grandes vetores do desenvolvimento socioeconômico sustentável do país e ampliar a geração de emprego e renda no setor, beneficiando toda a sociedade. Afinal, estamos diante de um mercado em que o Brasil produz 210 mil toneladas e é o quarto maior produtor global. E, segundo dados da própria CEPLAC, há uma crescente demanda internacional estimada em 1 milhão de toneladas adicionais por ano para os próximos 10 anos. Não podemos perder essa janela de oportunidades.
Durante a reunião, Thiago apresentou o Plano Inova Cacau 2030, fruto de um intenso trabalho de pesquisa, consolidação de dados, tratamento de informações e diálogo com diferentes setores. A proposta é dinâmica e terá monitoramento constante para permitir aprimoramentos. Nosso papel, como parlamentares, é oferecer todo o suporte necessário para o desenvolvimento da CEPLAC, especialmente por sermos representantes da Bahia, onde há grande concentração produtiva e agroindústrias beneficiárias do cacau que produzem chocolates de excelência, reconhecidos em festivais internacionais.
Thiago também destacou a importância de participar da COP 30, em Belém do Pará, que sediará o maior evento mundial sobre o clima. Sem dúvida, a CEPLAC, com toda sua expertise em sistemas agroflorestais e por ser o maior centro de pesquisa de cacau do mundo, tem muito a contribuir nesse debate, que é de interesse global. O governo Lula é grande entusiasta da pauta climática e também tem total interesse em aumentar o protagonismo da cacauicultura brasileira no mundo. Que possamos colher bons frutos desse evento histórico!
Desejamos muito sucesso a Thiago Guedes Viana. Tanto eu quanto a deputada Elisângela Araújo estamos empenhados em apoiar a CEPLAC para fortalecer esse trabalho, que é referência nacional e internacional.
Josias Gomes
Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário