Certificação dos alimentos orgânicos agrega valor aos produtos da agricultura familiar!
Os alimentos orgânicos chegaram para ficar, afinal, a agricultura orgânica consegue entregar alimentação saudável, sustentabilidade e valor agregado aos produtos que garantem melhor renda aos agricultores.
Na Bahia, o Pró-Semiárido realizou Certificação Orgânica participativa com agricultores familiares dos territórios de identidade do Sertão do São Francisco, Piemonte Norte da Diamantina e Bacia do Jacuípe. Claudio Lyrio, membro da Rede Povos da Mata, que está coordenando a ação, explicou que “este é o quinto módulo e faz parte da etapa final da capacitação”.
Ainda segundo o companheiro Lyrio, “daqui para frente é a implantação das etapas de formação e formalização dos grupos e de realização das visitas que são os procedimentos para a certificação. Até março de 2022, esperamos já ter grupos formalizados, com documentação preenchida e fazer entrega de certificados para vegetais e depois a certificação para animais e agroindústrias”
Fizemos da Bahia a terra da agricultura familiar e temos a ambição de posicionar o Estado como o grande polo de alimentos orgânicos. Os próprios agricultores (as) já internalizaram esta filosofia de produzir alimentação saudável. A certificação orgânica participativa chega para fortalecer esta ação grandiosa que vai ao encontro a este desejo dos produtores entregarem o melhor produto aos consumidores e ao mesmo tempo saber que está contribuindo com a preservação da natureza.
#BahiaMeuOrgulho!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário