Certificação participativa orgânica aos agricultores familiares!
O Pró-Semiárido realizou mais um módulo da formação de certificação participativa orgânica junto aos agricultores familiares de Campo Alegre de Lourdes, Uauá, Casa Nova, Sobradinho, Ourolândia, Várzea Nova, e Serrolândia.
Esse já é o terceiro módulo e teve o objetivo de discutir a concepção de núcleos de agricultores e agricultoras que terão a missão de fiscalizar a produção que será certificada com o selo participativo de produtos orgânicos. Esses têm um grande diferencial na qualidade e preço final.
Garantir que os nossos agricultores estejam inseridos na política de certificação orgânica é preparar essas comunidades para um futuro próximo, que exigirá cada vez mais alimentos que prezam pela agroecologia e estejam devidamente certificados.
A agricultora Ana Paula dos Santos Silva, que mora na comunidade do Riacho Grande, no município de Casa Nova, destacou a importância de aprofundar os conhecimentos sobre o tema. “Foi bastante interessante participar dessa formação de certificação. Eu já tinha ouvido falar antes da certificação participativa, mas nunca tinha sentado para ouvir mais. É bom a gente estar aderindo e trazer isso para a nossa comunidade”, afirmou Ana Paula.
A formação também se estende aos técnicos(as) das entidades de Assessoramento Técnico Contínuo (ATC) conveniadas ao Pró-Semiárido. Essa é mais uma ação que enriquece o desenvolvimento rural baiano e que deve ser multiplicada para diversos territórios do Estado.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário