Chegada na Bahia e CUT Cacaueira
No episódio 13, apresento a vocês a minha chegada na Bahia através da região Cacaueira. Aqui, no lendário ano de 1989, juntamente com o meu amigo irmão Everaldo Anunciação, ao lado de tantos companheiros (as) de fibra, colocamos as digitais da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na região e fortalecemos o Partido dos Trabalhadores no Litoral Sul.
A greve dos Trabalhadores rurais foi um marco na luta do movimento sindical baiano e nacional. Sobretudo numa época onde o coronelismo dos barões do Cacau contava com forte poder econômico e político. Este acúmulo de lutas deu projeção ao PT Bahia, tanto que logo em seguida venceríamos as eleições em Itabuna com Geraldo Simões.
Se hoje o Litoral Sul é uma potência do PT Bahia, muito se deve a esta organização dos trabalhadores no final dos anos 80. Hoje tenho muito orgulho de ver que a maior força do cacau vem dos agricultores familiares que conta com a expertise da CEPLAC e os grandes investimentos do Governo do Estado nos governos do PT. Retomamos o protagonismo na produção de cacau e de seus derivados. A Bahia é o primeiro Estado a fundar uma fábrica de chocolates gerida por uma cooperativa de agricultores familiares, a nossa Bahia Cacau, onde estive presente nesta última semana.
Batemos na trave na eleição de Lula de 1989, mas o PT Bahia virou o pulmão do partido no Estado baiano. Em 2002 elegemos o nosso companheiro Lula e eu me tornei deputado federal pela primeira vez. É emocionante ver que esta luta foi um dos pilares para governarmos a Bahia por quatro mandatos consecutivos, e com certeza, elegeremos Jerônimo governador e Lula presidente pela terceira vez!
Jorge Amado em seu livro Capitães de Areia imortalizou a frase: “A liberdade é como o sol. É o bem maior do mundo.”. Desde o final dos anos 80 a Bahia passou a ser o meu sol, a terra que escolhi para viver e lutar pela liberdade do nosso povo.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário