Combustível caro? A culpa é de Bolsonaro
No Brasil, as elites através dos meios de comunicação disseminaram na sociedade brasileira a mentira de que tudo que é “público não presta, gera prejuízo, é má administrada, precisa ser privatizado”. O PT sempre lutou contra essa falsificação e mentalidade entreguista. Nenhum país soberano privatiza setores essenciais como de petróleo/gás e energia.
Durante os governos do PT, a Petrobras era uma das principais financiadoras do estado brasileiro, era rentável e praticava preços justos de acordo com os interesses nacionais. Desde que Temer e Bolsonaro usurparam o poder, o que vemos é um verdadeiro desmonte do patrimônio público, o que por si só já é crime de lesa-pátria. Mas as rapinas querem mais, praticam os preços dos combustíveis e gás atrelados a preço do dólar, o resultado é este assalto diário no bolso dos brasileiros, e o pior, pra transferir fortunas bilionárias a acionistas parasitários. Enquanto o povo é abandonado à própria sorte.
Na Bahia a situação é calamitosa. Desde que a Landulpho Alves (Rlam) foi privatizada em dezembro de 2021, sofremos duplamente, primeiro com os reajustes extorsivos do desgoverno Bolsonaro, segundo que o grupo árabe que tomou de assalto a refinaria baiana tem praticado preços até 27% mais caros do que a média nacional. Semanalmente os preços da gasolina, diesel e gás explodem. Foi pra isso que deram o golpe no governo legítimo da Dilma!
Todo país que possui as riquezas petrolíferas e com uma estatal da dimensão da Petrobras, os cidadãos são contemplados com políticas públicas transformadora e usufruem com os lucros deste setor multibilionário, aqui querem fazer o oposto. Muita gente esquece, mas a Dilma determinou que 75% dos lucros do Pré-Sal iria pra educação e 25% pra saúde, agora estes recursos vão direto para as mãos de acionistas que não apertam um parafuso no Brasil. O medo dos imperialistas e da elite do atraso sempre foi este. Afinal, com estes recursos e investimentos, em pouco tempo o Brasil viraria uma das maiores potências mundiais com justiça social.
Vamos derrotar o governo da morte. E vamos reestatizar o patrimônio brasileiro. Não é justo assaltar a população com preços extorsivos para sustentar império de magnata que não tem nenhum compromisso nacional. A Petrobras é nossa!
#ForaBolsonaro
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário