Comemoremos o Dia da Juventude!
O Dia da Juventude foi criado para dar visibilidade às necessidades de um imenso coletivo formado por nada menos do que 1,8 bilhão de jovens no mundo. Muitos países negam políticas públicas voltadas para esse universo, sobretudo o Brasil pós-golpe.
As forças do atraso querem neutralizar a inclusão do jovem no mercado de trabalho formal, no ensino de qualidade, nos espaços de cultura e lazer. Os tiranos querem uma juventude domesticada que aceite seus crimes. Por isso, praticam políticas de cortes em áreas primordiais, além de financiarem grupos reacionários como MBL/bolsonaristas formados por sujeitos que deturpam o verdadeiro papel do jovem na sociedade. Entretanto, na outra ponta, temos uma juventude emponderada, que acumulou força nos governos petistas. É o caso dos movimentos negros, feministas, LGBT+ e comunidades tradicionais, entre outros.
O fato é que necessitamos de toda juventude engajada. Dessa maneira a luta jamais envelhece. E aqueles que atravessaram a juventude continuam na militância por uma sociedade inclusiva, onde os jovens possam ter acesso às oportunidades iguais e chances de se desenvolverem plenamente.
Viva a juventude! Sem ela, nenhuma esperança é real.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário