Comemoremos o Dia Internacional da Agricultura Familiar!
No Dia Internacional da Agricultura Familiar, nós podemos bater no peito e dizer: a Bahia promoveu uma revolução que vai do campo até a cidade. São mais de 2 bilhões de reais investidos neste setor, que hoje é o orgulho do nosso estado.
Essa é a revolução solidária que tem muitos protagonistas. A começar pelos Governos do PT Lula/Dilma, que colocaram a agricultura familiar no coração do desenvolvimento rural do país.
Trabalho este continuado em âmbito estadual com Jaques Wagner e consolidado por Rui Costa, que marcou um gol de placa ao criar a SDR.
Hoje a Secretaria do Desenvolvimento Rural da Bahia é o sol que ilumina a vida de milhares de agricultores familiares em 27 territórios de identidade do estado. Programas como o Bahia Produtiva e Pró-Semiárido viraram exemplo não só para o Brasil, o mundo multiplica ações destes projetos que têm transformado tantas vidas.
Somos referência em inclusão produtiva aliada ao conceito de sustentabilidade. E aqui vão meus aplausos à nossa equipe técnica, que vive o dia a dia na lida do povo do campo e abre caminhos para os nossos produtos nos mais diversos mercados.
O sucesso das cooperativas baianas provou que o sonho coletivo não é utopia, muito pelo contrário, aponta o futuro promissor por qual a humanidade certamente abraçará cada vez mais. Os agricultores familiares têm orgulho de viver, ter dignidade e serem felizes no lugar onde nasceram.
Todo os dias colhemos novas conquistas; depois de gerações, milhares de famílias conquistaram seus títulos de terra e finalmente puderam dizer: aqui é o meu lugar e daqui alimento a minha família e o país!
Por tantas realizações, a Bahia se tornou a terra da agricultura familiar.
Mando o meu mais fraterno abraço a todos (as) que contribuem para que esta revolução avance com a mesma exuberância da natureza. Essa grande família faz a estrela popular brilhar alto.
É o povo escrevendo a sua própria história.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário