Comemoremos o Dia Mundial do Cinema!
O genial Ariano Suassuna tem uma poderosa definição do que é arte: “Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa”. Neste contexto, a sétima arte (cinema) tem este poder visceral de provocar grandes mudanças.
O próprio cinema nacional, que teve o seu auge autoral com o movimento Cinema Novo, revolucionou a linguagem e conteúdo cinematográfico no Brasil. Cineastas como Glauber Rocha, Cacá Diegues, Nelson Pereira dos Santos, Ruy Guerra, dentre outros deram enorme contribuição para que hoje tivéssemos a nova geração de talentos engajados como Kleber Mendonça Filho, Petra Costa, Walter Salles e dezenas de cineastas nacionais.
O cinema é feito por uma legião de atores e atrizes, equipes técnicas e de apoio, movimenta uma indústria altamente importante não somente pra cultura, mas para economia do país.
Neste Dia Mundial do Cinema, devemos refletir a importância desta arte transformadora na construção sociocultural da sociedade.
E você, qual filme revolucionou a sua vida?
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário