
Comemoremos o Dia Nacional da Caatinga!
No dia 28 de abril comemoramos o Dia Nacional da Caatinga. Este incrível bioma caracteriza boa parte dos territórios nordestinos e principalmente na Bahia, estado de maior extensão da região. A data visa conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da Caatinga para a manutenção do equilíbrio ambiental.
No semiárido baiano predomina o bioma da caatinga e os índices pluviométricos variam de 400 a 800mm anuais, com chuvas concentradas no período entre novembro e abril. Nela se encontram alguns dos municípios mais secos do país, como Umburanas (414 mm/ano), Ourolândia (445 mm/ano) e Uauá (482 mm/ano). Historicamente nesta região semiárida encontramos alto índice de pobreza e extrema pobreza, sobretudo no campo. E se fez necessário implantarmos um projeto voltado para a convivência com o semiárido.
Diante deste cenário, por meio da SDR o Governo do Estado criou o projeto Pró-Semiárido, onde atendemos um total de 30 municípios. Inicialmente, o público primário do programa é a população que mora na área rural e em comunidades com menos de 10 mil habitantes, somando cerca de 736 mil pessoas, o programa beneficia diretamente cerca de 60 mil famílias do Semiárido.
Desde então investimos nesta população permitindo acesso a:
- Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) contínua e especializada.
- Fomento às atividades de segurança hídrica e de produção sustentável.
- Agroindustrialização e comercialização da produção.
- Acesso às políticas públicas para o meio rural e a Agricultura Familiar (Pronaf, Água para Todos, Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida, PAA, PNAE, Cefir, Regularização Fundiária, Garantia Safra, entre outros).
Temos como princípios:
- Agroecologia.
- Estoque de água e de alimentos nas propriedades e nas comunidades.
- Participação das mulheres e dos jovens.
- Associativismo e cooperativismo.
- Inclusão de povos e comunidades tradicionais.
- Agregação de valor aos produtos e acesso a mercados.
Para o nosso orgulho, em 2020 o nosso parceiro Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) elegeu o Pró-Semiárido como o melhor projeto de desenvolvimento rural do mundo. Quando implantamos políticas públicas que tem a capacidade de irem na raiz das problemáticas das populações que ocupam os biomas brasileiros, como é o caso da Caatinga, conseguimos cuidar e manter a preservação destas riquezas naturais tão essenciais na construção do mundo sustentável que almejamos.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário