Comunidade do Bengo ganha Casa de Farinha!
O governo do Estado é movido por sonhos. No desenvolvimento rural eles são realizados com frequência. É o caso da comunidade do Bengo, localizada no município de Bom Jesus da Serra, que acaba de ganhar uma Casa de Farinha.
Nessa nova aquisição do rural baiano, por meio do Bahia Produtiva, foram beneficiadas 70 famílias de agricultores familiares. E para a felicidade ser completa, o edital Socioambiental destinou mais R$ 272 mil que foram investidos na aquisição de equipamentos e instalações apropriadas, como sanitários, depósitos e infraestrutura para destinação final da manipueira, líquido poluente extraído da mandioca.
Também tivemos capacitação dos agricultores nas áreas de beneficiamento, embalagem, comercialização e agregação de valor, além da oferta de serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater). Por iniciativas como essa é que a Bahia é o Estado que mais se destaca na agricultura familiar.
O companheiro e presidente da associação, Valdemar Ribeiro Santos, expressou a importância deste empreendimento para a comunidade do Bengo: “Antes tínhamos muitos gastos, pois fazíamos a nossa farinha em outra comunidade, pagávamos pelo equipamento e também tinha o frete. Agora temos a nossa. É o sonho que virou realidade e, em um momento como esse, era o estímulo que a gente precisava para continuar a nossa luta”.
Os agricultores já iniciaram a produção de farinha, todos devidamente protegidos e respeitando as medidas de proteção no combate ao covid-19. Parabéns comunidade do Bengo e todo município de Bom Jesus da Serra.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário