Conde: Secretário Josias Gomes anuncia investimentos do Estado para a cadeia do coco
No evento, a SDR fez a doação ao município de 20 barracas, que serão utilizadas na venda de frutas e verduras na feira livre
O secretário Josias Gomes (SDR) participou – na terça-feira (6) – da solenidade de abertura da segunda edição do Festival do Coco e Florestas Plantadas de Conde, no município do Conde – integrante do Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano. O evento tem por objetivo contribuir para fortalecer os negócios e ampliar o crescimento da cadeia produtiva do coco.
No evento, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), assinou convênio com a Prefeitura do Conde e realizou a doação de 20 barracas, que serão utilizadas para venda de frutas e verduras na feira livre.
“Nosso propósito é contribuir para estruturação e qualificação do desenvolvimento rural. Aqui no Conde, além das feiras, temos o desafio de trabalhar em parceria com a Prefeitura e outros órgãos para alavancar a produção do coco, principalmente a que é feita por agricultores familiares”, destaca o secretário Josias Gomes.
O prefeito do Conde, Antônio Eduardo de Castro – conhecido popularmente por Dudu Vieira – destacou que as barracas ajudarão a qualificar o comércio na cidade.
“Toda ajuda é importante para o nosso município e essa doação vem de encontro ao nosso desejo de padronização, de dar uma condição de trabalho melhor para o feirante, e também para os consumidores que visitam a feira”, argumenta o prefeito Dudu Vieira.
O festival tem uma vasta programação que combina conteúdos técnicos, negócios, solenidades, festas e shows. Até o dia 10 de agosto, o evento receberá um público diversificado, de empresários, produtores rurais, estudantes e da comunidade local, que participam de capacitações, difusão de tecnologias e inovações.
Plano de Revitalização – Também foi realizada a assinatura do Plano Estadual de Revitalização da Cadeia Produtiva do Coco, de responsabilidade da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). O documento prevê a estruturação da cadeia produtiva da cocoicultura na Bahia, com ações conjuntas e estratégicas, do plantio até a comercialização.
“Estamos trabalhando muito pela cadeia do coco, para que a Bahia possa se estender ainda mais na produção, para isso estamos em busca de mais crédito para que a cultura do coco se enquadre na Agricultura de Baixo Carbono (ABC)”, observou Lucas Costa, secretário da Seagri.
Embrapa – Contribuindo para a sistematização dos conhecimentos sobre a cadeia do coco, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou duas obras: “Coleção 500 Perguntas – 500 Respostas sobre Coco” e “A Cultura do Coqueiro no Brasil – 3ª Edição”.
Deixe um comentário