As nossas cooperativas não cansam de nos surpreender positivamente.
E para quem é amante de cerveja artesanal, este texto vai te deixar com a maior vontade de saborear o lançamento da Cooperativa de Serviços Sustentáveis (Coopessba): a cerveja artesanal Cabruca. A Natucoa – marca de comercialização dos produtos da cooperativa – criou uma fórmula irresistível e a bebida tem como principal ingrediente o nibs de cacau.
Que reunião de sabores senhoras e senhores. Além do nibis que deixa a fórmula deliciosa, estamos diante de uma cerveja IPA, de alta fermentação, harmonizada com a rapadura, tronando o gosto mais suave. A Coopessba tem se destacado no mercado de chocolates veganos, barras de chocolate com licuri, nibs, cacau em pó, chocolate em pó e geleias de cacau com pimenta. Este trabalho primoroso rendeu em 2020 um faturamento de R$ 680 mil.
Mas os cooperados querem mais e entram com força no seleto grupo de cervejas artesanais com um rótulo que promete conquistar este exigente mercado. O objetivo é que a Cabruca aumente o faturamento do coletivo em até 30%. Quando analisamos o processo evolutivo de cooperativas iguais a Coopessba, temos a verdadeira dimensão do que quanto os projetos apoiados pelo Governo do Estado têm revolucionado a agricultura familiar baiana.
A SDR por meio do Bahia Produtiva já investiu R$2,5 milhões na cooperativa, em ações que incluem o aumento da capacidade produtiva da cooperativa, o acesso aos novos mercados, estratégias de branding e desenvolvimento de embalagens para os produtos. Os recursos também são aplicados na capacitação da equipe de vendas nos mercados atacadista e varejista, e no serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), que ajudou na qualificação e no aumento da produção, e a assistência técnica e gerencial (Ateg), que contribuiu com a melhoria da gestão.
Quem ficou maravilhado pela cerveja, pode conseguir o produto através site www.natucoa.com.br. Em Salvador é possível receber em casa os pedidos feitos pelo site coophub.com.br.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário